27.5.09

Semana intensa.

Ainda é cedo para fazer uma reflexão mais abrangente sobre o projeto que a principio era o devaneio de uma, se tornou o 'sonho de seis' e em seguida o desejo de muitos.
Mergulhei inteira, da cabeça aos pés, passando pela (in)sanidade mental. Passados todos os trâmites burocráticos necessários para fazer isso tudo acontecer (que as vezes nos ofusca a visão do todo), agora consigo observar novamente o motivador para nosso empenho. É lindo ver o projeto materializado. Ouvir a Paula Sampaio falar que uma limitação técnica (ela só tinha uma lente angular) fez com que ela ‘entrasse nas pessoas’ e o quanto isso foi transformador para o trabalho dela. Ficar divagando com Patrick Pardini, que em seu trabalho se coloca face a face com as árvores (uma relação de identificação e respeito), sobre como seria o som da floresta crescendo. Saber que as águas chamaram Elza Lima para conhecer melhor seus mistérios, que agora o rio deixou de ser cenário para se tornar personagem nesse trabalho recente. Ouvir o Miguel Chikaoka falando sobre o projeto com os pescadores do ver-o-peso, e que na técnica ‘pincel de luz’ (ou quimigrama) é como se o pescador pegasse um papel repleto de luz e escolhesse que luz quer revelar para o outro.
Estou bastante feliz. Isso faz valer tudo!

4 comentários:

maman xuxudidi disse...

Que projecto tão rico, tão poético. Gostava de saber mais, porque nada sei:)

simone wicca disse...

Se trata de um projeto chamado 'FotoAtiva Pará - Cartografias Contemporâneas'. A FotoAtiva é uma associação de fotógrafos de Belém do Pará (região norte do Brasil). O SESC São Paulo (onde trabalho) trouxe o trabalho de 43 fotógrafos da amazônia. A programação do projeto conta com uma série de conversas, cursos e mesas de discussão abertas ao público. Iniciei esse projeto fazendo o convite a FotoAtiva, e trabalhei bastante, agora estou muito feliz vendo a materialização de tudo. Dá-me sua morada (simonewicca@gmail.com) que lhe envio o material gráfico para saber mais. : )

Salete disse...

arrasou!

Sandra disse...

Apesar das tortuosidades do caminho, a concretização é realmente uma delícia de ver e sentir.
Do pouco que acompanhei de perto + os relatos de outros participantes, muita riqueza e reverberação. Ouvir o Miguel falar e se colocar na posição de aprendiz traz felicidade e muita reavaliação.
Bom compartilhar!