28.1.09

bom coração


estávamos conversando a respeito de uma pessoa com a qual devemos ter topado umas 3 ou 4 vezes e chegamos a um consenso: ele é chato! mas daí ela veio com um fator atenuante: mas tem bom coração.


imediatamente retruquei: como você sabe disso? e ela simplesmente me disse que dá pra sentir.


talvez eu seja muito cética, ou de fato nunca encontrei um bom coração assim... assim tão bom que em menos de 2h de convivência consegui notar. talvez seja culpa de minha personalidade desconfiada, enfins... eu nem sei ao certo o que seria esse tal bom coração.


para você, o que é um bom coração?

17 comentários:

Flavs disse...

Hmmm... Acho que quem tem bom coração quer o bem de todos, o bem do mundo... Tipo um Dalai Lama. Mas nem sempre se consegue ajudar o mundo todo. Se faz o bem no seu mundinho, já tem um bom coração.

Ou... Ter um bom coração é ter um coração saudável, que bombeia o sangue pro seu corpo todo sem se esforçar mais do que deve! :P

Anónimo disse...

ter bom coração pra mim é quele tipo de pessoa que perdoa fácil, que tem boa intenção com os outros mesmo errando, que nem sempre é justo consigo mesmo, mas que sempre reflete sobre o que disse ou fez a outra pessoa. capacidade de ajudar.

Anónimo disse...

Humm!
Aquele bate papo durante a aula, sobre o conto do causo e a reflexão do mesmo "deu pano pra manga"...
Nunca tinha pensado sobre isso, já era quase automático pensar nas pessoas altruístas, por exemplo, como pessoas de bom coração...
Confesso que agora não sei mais, será que são aquelas q tem boas intenções? Pensam no bem maior, quer todo o mundo em harmonia...
Raios rs...
Talvez devêssemos criar um manual com os critérios de se ter um bom coração?
ai ai ai...
Pensar nos corações longe dos colesteróis e afins é bem mais fácil rs e menos reflexivo rs
até

Fernando Ribeiro disse...

bem... uno-me a ti no ceticismo...

eu juntaria ao seu 'bom coração' o termo 'pessoa do bem'... sabe... conheci pessoas do bem que se desviaram do caminho... que o bom coração se tornou mau coração... então não vejo o coração como termômetro de julgamento da índole alheia...

penso na verdade que isso pode ser um erro... não vejo lógica em 'aturar' alguém que te chateia só por ela ter ou parecer ter um bom coração... ou você teria um motivo muito mais sólido para tal...

Conheço pessoas do bem-bem... assim como pessoas de bom coração... mas não coloco isso como uma virtude suprema acima dos defeitos que elas podem ter ao meus olhos... ou mesmo não uso isso como um quesito de aceitação social..

Anónimo disse...

Um bom coração é aquele que consegue manter a pressão arterial normal,ou seja, quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassar a 130 e a diastólica (mínima) for inferior a 85 mmHg. ...
brincadeirinha...
Ai seilá, o que dizer dos seres humanos contemporâneos, né?
Acho que sou uma ostra, fechada, fechada, difícil entender uma pessoa chata com bom coração... Dini

Anónimo disse...

Quando essa pessoa disse que, por ter um bom coração, deveríamos dar um desconto à chatice de alguém, acho que ela quis dizer que, no fundo, o tal chato não nos chateia por opção, que o faz sem querer.
Que não se trata de um psicopata que tem, como requinte de crueldade, um enorme prazer em nos chatear, sistematicamente.
Mas não acho que seja o caso de dar uma de penitente e ficar ali aturando o chato. Dá pra ser gentil e educado com o chato, dar uma desculpa das mais delicadas e sair de fininho pra comprar uma Fanta no bar da esquina... :)
Quanto conceito, um bom coração, para mim, é aquele que presta atenção no outro e se preocupa em ter respeito pelas escolhas e necessidades dessa pessoa. Quando pode, ajuda. Se não pode, não atrapalha.
Sem essa de Madre Theresa de Calcutá!

manel pedro disse...

um espírito saudável

beijinhos

manel pedro disse...

a foto desse post é bom coração
;)

Anónimo disse...

Um bom coração é aquele que, mesmo sabendo como machucar |sacanear |espezinhar as pessoas, renuncia à essa possibilidade por se comprometer a não provocar dor nos outros. Depois de muito pensar, acho que é o que define um bom coração para mim. ; )
Vania

Anónimo disse...

Um bom coração é aquele que respeita a razão, e não permite que seu hospedeiro sofra muito... esse sim é um bom coração.

Anónimo disse...

...eu sinto que alguém possui um bom coração, quando me sinto bem perto de determinada pessoa, mas isso é relativo, pois o que é bom para mim, pode não ser para outrem...sentimos demais com a razão, e esquecemos de sentir o emotivo...dependendo do momento, eu tento separar, mas as vezes não consigo!

Unknown disse...

Bom coração será aquele que tem boa intenção, que faz as coisas com amor e por amor.
Pensando melhor, talvez não devesse ser uma definição para uma pessoa inteira e sim uma definição de uma atitude ("Ele fez isso com bom coração"). Todos temos boas intenções e más intenções em proporção variável.

Voltando ao post… conhecer uma pessoa assim em menos de 2 horas? Sim e não. A resposta dava para outro post.
Aturar chatos só porque têm bom coração…? É como em tudo na vida, pesar prós e contras e tentar perceber o que é que me dá saldo positivo. Cada um sabe de si…

Bjs

Anónimo disse...

O diagnóstico do “bom coração” não sai em minutos como um eletro ou ecocardiograma, ele demanda muito mais tempo. A análise do “bom coração” é feita na observação das ações, das atitudes, e nos gestos do seu portador. O “bom coração” pensa e pratica o bem para o próximo, mesmo que este próximo não tenha qualquer relação de amizade, familiar, profissional ou de religião.

Anónimo disse...

Acho que não existe um único conceito de bom coração mesmo porque estamos falando de algo subjetivo. Também não acredito na divisão entre mau e bom.
Para mim, ter bom coração passa por um pouco de tudo o que já foi falado aqui e isso não é determinante e nem eterno.
Acho que o que não foi concebido com a razão, não deve ser dominado com a razão. Para mim, o mais importante é perceber e sentir os outros com todos os canais de comunicação que temos e que normalmente não exercitamos ou não deixamos aflorar. Acho que no fundo, bem protegido e escondido, vc também tem um bom coração.

hamilton disse...

Uma pessoa com bom coração?
Acredito que seja aquele que não queira o mal para ninguém e consiga tratar a todos da mesma maneira, sem distinção qualquer.
Mas se essa pessoa for chata (já conheci sujeitos assim), toda essa bondade não valerá muito, dando a impressão que a pessoa é boa pra compensar sua chatice.
beijos!

Urbenave disse...

Bom coração é coração mole. Daquele que chora quietinho mas aguenta o tranco.
Bom coração é aquele que alegra o coração do outro. Que bate duas vezes pelo dono e uma por quem tá perto, às vezes bate várias por quem tá longe.
Ter bom coração é saber que ele existe e que ele é mais que músculo, mais que bomba de sangue, mais do que artérias.

Gostei do seu blog.

Abraço.

Luana Cavalcanti disse...

aquele que transparece nos olhos. ;)