16.10.07

blog day action


fiquei pensando em quê eu poderia contribuir para essa ação via blog...

me sinto muito prudente na hora de revelar fotografias, especialmente no processo de lavagem....

papel fotográfico resinado é limpo através da osmose e precisa de 5min de H2O corrente para limpar... ou seja: se numa bandeja temos uma cópia lavando a 4min e colocamos outra cópia nessa bandeja, por osmose todos os papeis estão igualmente sujos novamente (mesmo o que estava lá, só faltando 1min pra terminar). tem escolas que ficam com a água ligada durante todo o tempo da aula. acho isso um despropósito!

uma solução simples para resolver a situação é a seguinte:

coloque água numa bandeja e vai deixando todas as cópias ali, na água parada mesmo. ao final da aula, é só ligar e contar os tais do 5 minutos de lavagem. com isso, já economizamos um bom tanto de água e temos a garantia da permanência de todas as cópias que ali estavam. soube ontem de um dispositivo que se coloca entre o timer e a torneira, que fecha a água quando passados os 5min de lavagem, da marca danfoss.
no mais, os resíduos químicos (revelador, fixador) são armazenados para depois ser retirado pelo reprata (empresa que, apesar de demorar pra vir retirar, transforma o químico em produto inofensivo antes de jogá-lo no ralo).

2 comentários:

Anónimo disse...

primeiro: tô deveras emocionada em estar "comentando" aqui.
segundo: esperta demás você com esse lance da água.
terceiro: é uma pena que meu contato com a câmera profissional foi so na cadeira de foto da faculdade...

quem sabe tu não me ensina na nossa viagem ao acre, rs... beijos

Rafaela Pires disse...

agora entendi o porquê das fotos ficarem "de molho" no seu lab antes de irem para a água corrente. minha consciência ecológica é tão nula que não fui sequer capaz de deduzir. mas vou melhorar :)